UM AUMENTO DE 16% EM RELAÇÃO AO ANO ANTERIOR.
Escrito por Murray Stassen - Music Business WorldWide. Leia a íntegra, em inglês, em https://www.musicbusinessworldwide.com/latin-music-generated-1-4-billion-in-us-recorded-music-revenues-last-year-up-16-yoy/
A música latina continua sendo uma das maiores histórias de sucesso da indústria fonográfica.
A receita bruta gerada pela música latina nos Estados Unidos ultrapassou US$ 1 bilhão pelo segundo ano consecutivo em 2023, chegando a US$ 1,4 bilhão.
Isso é de acordo com a Recording Industry Association of America (RIAA), que publicou seu Relatório de Música Latina de fim de ano hoje (23 de abril) para o maior mercado de música gravada do mundo.
O relatório mostra que, em uma base de varejo (dinheiro gasto em assinaturas de streaming, bem como música física e digital), as receitas de música latina cresceram 16% YoY nos EUA em 2023, superando o mercado geral.
No mês passado, a RIAA informou que as receitas na indústria de música gravada dos EUA como um todo cresceram 8% A/A, para US$ 17,1 bilhões em 2023.
De acordo com dados da RIAA, a Latin Music teve uma participação de mercado de 7,9% de toda a receita de música gravada nos EUA no ano passado (veja abaixo).
Anteriormente observado no relatório anual de mercado completo da RIAA, o streaming representou 84% das receitas totais nos EUA no ano passado, atingindo US$ 14,4 bilhões e uma média de 96,8 milhões de assinaturas pagas de serviços sob demanda.
De acordo com o relatório de fim de ano da RIAA Latin Music, publicado hoje, o streaming representou mais de 98% das receitas da Latin Music nos EUA em 2023 (alta de 17% YoY para US$ 1,3 bilhão).
As assinaturas pagas, por sua vez, contribuíram com mais de dois terços das receitas totais e cresceram mais rápido do que qualquer outro formato, subindo 21%, para US$ 915 milhões.
As receitas combinadas de streaming sob demanda suportado por anúncios (incluindo serviços como YouTube, Vevo, a versão gratuita do Spotify e plataformas de mídia social) representaram quase um quarto das receitas totais de música latina nos EUA em 2023. As receitas totais latinas de serviços suportados por anúncios aumentaram 10% em relação ao ano anterior, para US$ 336 milhões
Em outras partes do mercado, as receitas de música latina geradas por formatos físicos nos Estados Unidos caíram em 2023, com as receitas de CD caindo 49% A/A, para US$ 1,6 milhão, e os álbuns de vinil caindo 25% A/A, para US$ 7 milhões.
O vinil representou menos de 1% das receitas da música latina nos EUA, em comparação com 8% para o mercado geral de música gravada nos EUA.
Aumentando 5% YoY para US $ 77 milhões, serviços de rádio digital e personalizados (como Pandora, SiriusXM e rádio pela internet) representaram 6% das receitas de streaming de música latina nos EUA no ano passado.
O vice-presidente sênior de Políticas Públicas e Música Latina da RIAA, Rafael Fernandez Jr, disse: "A música latina explodiu nos EUA na última década, à medida que uma nova geração de estrelas impulsiona o gênero e o streaming coloca esse setor dinâmico ao alcance de todos.
"Não mais limitados por linguagem, acesso ou suposições ultrapassadas – os artistas latinos estão moldando nossa cultura à medida que os fãs gravitam em torno do espírito desta música, impulsionando um crescimento mais rápido do que todos os outros ouvintes e expandindo nossos horizontes ainda mais a cada ano.
"Ao mesmo tempo, há oportunidades para que mais fãs assinem serviços pagos de streaming e as vendas de vinil latino aumentem ainda mais, encontrando diferentes maneiras de se conectar e inspirar momentos inesquecíveis juntos, à medida que artistas e gravadoras oferecem novos sons e músicas."
Matthew Bass, vice-presidente de pesquisa e operações Gold & Platinum da RIAA, acrescentou: "É incrível ver o impacto que esse gênero está tendo no mercado geral dos EUA e o papel que o streaming continua a desempenhar em ajudar os fãs a se conectarem à medida que descobrem novos estilos, artistas e sons.
"E assim como vimos o vinil crescer no mercado geral, a música latina tem muito espaço para se expandir ainda mais neste formato tradicional, com novos máximos, sem dúvida, ainda por vir.
"O boom criativo e comercial consistente em toda a música latina é uma prova de como parcerias vibrantes e experiência em gravadoras podem ajudar os artistas a alcançar novos patamares com sua visão criativa e aproximar os fãs da música mais do que nunca."
Tabelas e gráficos disponíveis em Music Business WorldWide: https://www.musicbusinessworldwide.com/latin-music-generated-1-4-billion-in-us-recorded-music-revenues-last-year-up-16-yoy/
Comments