top of page
  • Imprensa

Trends Brasil terá espaço dedicado aos Direitos Autorais

Escrito por Redação Sopa Cultural.


Fandom, A&R, Direção e Produção Artística são o foco da oitava edição da Trends Brasil Conference no Rio


Em tempos de IA generativa, em que algoritmos e tecnologias avançadas são capazes de criar música e conteúdo artístico, torna-se ainda mais crucial a conexão do artista com sua base de fãs. Embora a Inteligência Artificial possa gerar música e arte de forma impressionante, ela seguirá carecendo da autenticidade, da emoção e da experiência humana que artistas e produtores trazem consigo. Um novo cenário talvez, e momento de enaltecer, ainda mais, a importância da figura do produtor, do diretor musical, do A&R, reafirmando seus papéis fundamentais na produção artística. Atenta a estes e outros desafios, presentes e futuros, a Trends Brasil Conference reúne, mais uma vez no Rio de Janeiro, os profissionais que lideram o mercado da música. O tema da IA generativa na criação musical dá o tom da programação, dividida em 3 salas.


A Conferência


A sala principal, auditório de palestras e debates, traz o ponto de vista de executivos, produtores e artistas sobre temas como tecnologia, defesa dos direitos, produção musical, direção artística, marketing digital, distribuição, entre outros. Quanto a gêneros musicais, a edição paulista do evento, realizada em Abril último, destacou a música urbana e o rock. Já a edição carioca, em Outubro, dá vez ao sertanejo e ao gospel.


Outros temas e tendências são o futuro da música nas mídias sociais, web3 e metaverso, e a volta da série COMO SER NOTADO, sucesso da Conferência em São Paulo, com novos debatedores. A série orienta artistas e produtores da audiência nas melhores estratégias para obter a atenção do circuito de SHOWS E FESTIVAIS, de EMPRESÁRIOS, MARCAS e INVESTIDORES, de PLAYLISTS e das RÁDIOS. O audiovisual também terá destaque na edição.


Duas salas de capacitação complementam a concorrida sala de debates. Uma com foco no Marketing Digital e Inovação, e a outra em aspectos da legislação e na proteção do direito autoral. Serão mais de 100 palestrantes e 50 sessões. A programação detalhada e completa, e os palestrantes em sua totalidade, serão divulgados em Agosto.


Alguns nomes já confirmados são: Paulo Junqueiro (Presidente Sony Music), Torcuato Mariano (Produtor Musical The Voice), Victória Oliveira (Especialista em Marketing Digital), Leila Dantas (Presidente Warner Music), Guta Braga (especialista em direito autoral), Alexandre Wesley (Diretor de Shows e Festivais da Som Livre), Pedro Kurtz (Deezer), Chaz Jenkins (Chartmetric), Marcela Maia (Diretora de Marketing da Biscoito Fino), além do ECAD e de representantes das associações de gestão coletiva (UBC, Abramus, Assim), dos escritórios de advocacia CQS/FV e Murta Goyanes, representantes do universo sertanejo, gospel e do audiovisual.


Hall da Fama


Trends Brasil Conference anuncia também o homenageado de 2023, e que passa a integrar o HALL DA FAMA MUSIC TRENDS: o produtor musical GUTO GRAÇA MELLO. Guto é reconhecido por sua habilidade em criar arranjos musicais marcantes e pela sua sensibilidade artística na seleção de repertório. Seu trabalho ajudou a moldar a identidade sonora de vários artistas, contribuindo para o sucesso de suas carreiras e influenciando todo o cenário musical brasileiro. Ao longo de sua carreira, Guto Graça Mello produziu e colaborou com uma variedade de artistas de diferentes gêneros musicais. Trabalhou com os principais nomes da música brasileira, como Roberto Carlos, Caetano Veloso, Gal Costa, Marisa Monte, Cazuza, Djavan, Elis Regina, Maria Bethânia, Chico Buarque, Zizi Possi, entre outros. Seu trabalho contribuiu significativamente para o desenvolvimento da música popular brasileira. Sua vasta experiência e seu talento são um legado duradouro. Guto é um expoente da nossa música, e representa a importância de todos os criativos produtores musicais, diretores artísticos e A&Rs brasileiros.


Music Trends 2023, a oitava edição


Com 8 anos de existência ininterrupta, o Music Trends, como tornou-se conhecido, cresceu ano a ano como plataforma influenciadora de todo o mercado, tanto pela presença e participação frequente de seus líderes, quanto pela proposição de temas que promovem o amadurecimento de todo o ecossistema da música. Do Trends surgiram novos líderes, empreendimentos, parcerias e negócios, revelados através dos dados colhidos pela Conferência e suportados pelos efusivos depoimentos de participantes sobre as transformações vivenciadas em 3 dias de intenso networking e aprendizado.


“A importância da Trends Brasil Conference está tanto no caráter propositivo da sua programação quanto na presença maciça dos profissionais, que dividem generosamente as suas experiências em favor de todo o mercado. O evento tornou-se um acontecimento anual aguardado por todos, e reconhecido pelas marcas e seus colaboradores como um Congresso da Música Brasileira. Do Trends saem novos artistas e novos negócios, motivados pelo ambiente e pelo conteúdo que buscamos entregar”, define Luciana Pegorer, Fundadora e Diretora Geral da Conferência.

Serviço

  • Evento: Trends Brasil Conference

  • Datas: 24 a 26 de Outubro de 2023

  • Horário: 10h às 20h

  • Local: Centro Cultural Light – Av Marechal Floriano, 168, Centro, Rio de Janeiro/RJ

  • Ingressos

  • Passaporte válido para os 3 dias: R$ 490 (+ taxas)

  • Ingresso diário: R$ 180 (+ taxas)

  • Tickets disponíveis neste LINK

  • Informações adicionais: https://www.trendsbrasilconference.com.br/ ou trends@trendsbrasilconference.com.br

bottom of page