top of page
  • Imprensa

Valve não aprovará jogos no Steam que usam artes criadas por IA e violam direitos autorais.

Escrito por Wes Davis. The Verge.

Foto por Komavor Egor



Na quinta-feira, vários meios de comunicação relataram um post de junho do Reddit do usuário potterharry97 dizendo que o Steam não publicaria mais jogos com conteúdo gerado por IA. No final do mês, outro desenvolvedor de jogos escreveu um post semelhante. A Valve diz que isso não está certo.


Em um comunicado enviado por e-mail ao The Verge, o representante de relações públicas da Valve, Kaci Boyle, disse que o objetivo da empresa é “não desencorajar o uso de [IA] no Steam; em vez disso, estamos trabalhando em como integrá-lo às nossas políticas de revisão já existentes.” Ela continuou dizendo que o processo de revisão atual da empresa leva em consideração a lei de direitos autorais atual e que “embora os desenvolvedores possam usar essas tecnologias de IA em seu trabalho... eles não podem infringir os direitos autorais existentes”.


Boyle acrescentou que o Steam reembolsará os créditos de envio de aplicativos para todos os desenvolvedores cujos jogos foram rejeitados por questões de direitos autorais de IA, à medida que a empresa refina seu processo de revisão. Ele fez a mesma oferta para potterharry97.


As regras de envio do desenvolvedor da Valve não permitem “conteúdo que você não possui ou sobre o qual não tem direitos adequados”. Potterharry97 incluiu a mensagem de rejeição em seu post, que dizia que seu jogo “contém ativos de arte gerados por inteligência artificial que parecem depender de material protegido por direitos autorais de propriedade de terceiros”.


O surgimento da IA adicionou uma dimensão nova e complicada às discussões sobre direitos autorais. A mudança levou a ações judiciais sobre coisas como uso de código-fonte aberto não creditado e violação de obras de arte protegidas por direitos autorais, e a Valve liderando isso com uma política agressiva em torno de ativos criados por IA não é uma grande surpresa.

Comments


bottom of page