top of page
  • Imprensa

DMCA na prática: Google exclui app "Downloader" da Play Store

Escrito por Agência Velvet.


Google toma decisão inesperada e exclui app muito baixado da Play Store - Baixado mais de 5 milhões de vezes, o aplicativo Downloader foi colocado para fora da Play Store. Entenda o que aconteceu.


O aplicativo Downloader foi retirado da Play Store, do Google. O app era conhecido por ser um dos proprietários de dispositivos Android TV, o qual possibilitava baixar arquivos de sites diversos.


Conforme comunicado do serviço digital de distribuição, a suspensão do serviço se deu depois de uma reclamação feita pela Lei dos Direitos Autorais do Milênio Digital (DMCA). A reclamação dizia que o app permite baixar em fontes piratas.


Esse aplicativo do site AFTVnews utiliza um navegador junto a um gerenciador de arquivos. Ele já foi baixado mais de 5 milhões de vezes na Play Store até o dia em que foi suspenso. Diversas emissoras de TV israelenses acusaram o Downloader de permitir que baixem a plataforma Sdarot.


O Sdarot é um site muito popular em Israel, mas é conhecido por cometer violação dos direitos autorais do país. Isso porque ele funciona como lima plataforma gratuita para transmissão de conteúdos de streaming e séries de TV locais e internacionais, legendadas em hebraico. O desenvolvedor do Downloader disse que o site pode ser acessado por qualquer navegador de internet, incluindo o próprio Google Chrome.


Elias Saba é o responsável pelo desenvolvimento do Downloader e ele comentou o seguinte para a AFTVnews:

“Qualquer pessoa racional concordaria que você não pode culpar um navegador da web pelo conteúdo pirata que existe na internet, mas foi exatamente isso que aconteceu com meu aplicativo“, afirma.

Ele ainda diz que o Downloader jamais direciona para qualquer site específico que não seja o dele mesmo. Por isso, Saba entrou com recurso contra a ação do Google assim que soube da suspensão.


Em menos de uma hora, o primeiro processo foi recusado.Como não possui meios para saber como recorrer da decisão, o desenvolvedor tem pedido auxílio para seus usuários. Ou seja, para todas as pessoas que utilizavam o Downloader. _ atual estágio.

Comments


bottom of page