top of page
  • Imprensa

YouTube encerra processo sobre direitos autorais um dia antes de julgamento

Maria Schneider acusava plataforma de permitir pirataria de suas obras Escrito por Blake Brittains. Agência Reuters. Leia a íntegra em https://www.cnnbrasil.com.br/economia/youtube-encerra-processo-sobre-direitos-autorais-um-dia-antes-de-julgamento-nos-eua


O YouTube e a compositora vencedora do Grammy, Maria Schneider, disseram em um processo judicial no domingo (11/maio/2022) que concordaram em encerrar um processo aberto pela artista, em São Francisco, nos Estados Unidos, contra o site, acusado de permitir a pirataria de suas obras.


O julgamento no caso de violação de direitos autorais estava marcado para começar nesta segunda-feira (12). Ambos concordaram em encerrar o caso com prejuízo, o que significa que ele não pode ser reapresentado.


Um porta-voz da Alphabet, dona do YouTube, se recusou a comentar o assunto nesta segunda-feira. Os advogados de Schneider não responderam de imediato.


Schneider processou o YouTube em 2020 em nome de uma classe proposta de proprietários de direitos autorais pequenos ou “comuns”, argumentando que a plataforma protege grandes players, como gravadoras e estúdios de cinema, contra infratores, mas permite conteúdo pirateado de outros para atrair usuários.


A denúncia diz que as grandes empresas têm acesso ao software avançado de identificação de conteúdo do YouTube para verificar e bloquear automaticamente conteúdo infrator, enquanto os criadores individuais são deixados “de lado”.


O YouTube negou as alegações e disse que vai “além do esperado” para proteger os direitos autorais.

Comments


bottom of page