top of page
  • Imprensa

Entra em vigor a nova Lei de Direitos Autorais em Mianmar

Escrito por Fabrice Mattei e Tin Hla.

A Lei de Direitos Autorais de Mianmar (referida como "a Nova Lei"), foi promulgada em 24 de maio de 2019, entrou em vigor em 31 de outubro de 2023 - de acordo com a Notificação nº 218/2023 de 18 de outubro de 2023, revogando assim a Lei de Direitos Autorais de Mianmar de 1914 (referida como "a Lei Antiga").


Semelhante às leis de direitos autorais em muitos outros países, a proteção de direitos autorais em Mianmar agora é concedida automaticamente após a criação de uma obra. Como resultado, o registro de direitos autorais em Mianmar é considerado opcional, mas recomendado para fins de execução.


Alinhada aos padrões internacionais de proteção de direitos autorais, a Nova Lei abrange várias categorias, incluindo:

  • Obras literárias, incluindo programas de computador

  • Obras dramáticas

  • Obras artísticas

  • Obras musicais

  • Obras audiovisuais, como obras cinematográficas

  • Obras arquitetônicas

  • Obras de desenho, arte aplicada, belas artes

  • Trabalhos fotográficos

  • Design têxtil

  • Quaisquer outras obras de natureza literária, científica ou artística

Em contraste com a Lei Antiga, que só protegia obras publicadas pela primeira vez em Mianmar ou criadas por cidadãos ou residentes de Mianmar com um prazo de proteção que se estende à vida do criador mais trinta anos após sua morte, a Nova Lei introduz várias mudanças importantes e positivas:

  • Mianmar não é membro da Convenção de Berna. Portanto, obras protegidas por direitos autorais criadas no exterior devem ser publicadas em Mianmar dentro de 30 dias após sua data de criação para receber proteção de direitos autorais em Mianmar, a menos que a obra seja criada por um cidadão de Mianmar.

  • Abrange agora os direitos conexos, incluindo os direitos exclusivos dos artistas intérpretes ou executantes, dos produtores de fonogramas e dos organismos de radiodifusão. Estes direitos estendem-se não só à comunicação ao público, mas também abrangem a importação, o carregamento na Internet e a venda ao público para fins de distribuição.

  • Os direitos de autor existentes e os direitos conexos continuarão a ser protegidos durante o prazo previsto na nova lei, se esses direitos ao abrigo da Lei Antiga ainda não tiverem expirado no momento em que a Nova Lei entrar em vigor.

  • A Nova Lei não afeta os contratos firmados antes de sua entrada em vigor para obras autorais, performances, fonogramas e transmissões.

  • A introdução da Organização de Gestão Coletiva (CMO) é uma novidade, com detalhes sobre sua formação e responsabilidades descritas na Nova Lei.

  • O conceito de Fair Use, que permite o uso de obras protegidas por direitos autorais para fins de estudo privado, pesquisa não comercial, crítica, revisão ou jornal, agora está incorporado.

O Ministério do Comércio emitiu as Regras de Direitos Autorais sob a Notificação nº 70/2023 em 23 de outubro de 2023. Formulários e taxas para inscrição devem ficar disponíveis em breve.


O que não é coberto pela Lei de Direitos Autorais:

A proteção de direitos autorais ou direitos conexos não se estende a ideias, procedimentos, métodos de operação, conceitos matemáticos, princípios, descobertas ou dados, embora possa proteger as expressões específicas desses conceitos.


Maneiras de proteger seus direitos autorais em Mianmar:

As obras protegidas por direitos autorais são automaticamente protegidas, mas a colaboração com a Organização de Gestão Coletiva (CMO) é uma opção. O gerenciamento de direitos digitais e o registro no Escritório de PI em Mianmar são opcionais, mas recomendados para fins de aplicação. O registo aduaneiro também está disponível e será um instrumento eficaz na prevenção da importação de contrafacções.


Termo de proteção:


De acordo com a Nova Lei, o prazo padrão de proteção de direitos autorais é o tempo de vida do autor mais 50 anos a partir do ano seguinte à morte do autor para obras literárias ou artísticas. Para outros tipos de obras protegidas por direitos autorais, o prazo é de 50 anos a partir do ano seguinte à criação ou publicação, exceto para obras fotográficas e de arte aplicada, que são protegidas por 25 anos a partir do ano seguinte à sua criação. Os direitos conexos são protegidos por 50 anos a partir do ano seguinte à sua criação, com exceção das transmissões, que têm um prazo de proteção de 20 anos a partir do ano seguinte à transmissão.


Violação de direitos autorais:

A Nova Lei inclui medidas para lidar com a infração, como a distribuição, transmissão e replicação não autorizadas de obras protegidas por direitos autorais, uso comercial de bens infratores e sua importação para Mianmar. A pena mínima para tais delitos inclui prisão por um período não superior a três anos ou uma multa de pelo menos 1 milhão de kyats (equivalente a 500 USD), ou ambos. As reincidências acarretam penas mais severas, incluindo prisão de no mínimo 3 anos e máximo de 10 anos, além de multa de até 10 milhões de kyats (equivalente a US$ 5.000).


A nova Lei de Direitos Autorais também introduz medidas de controle de fronteiras.

Comments


bottom of page